Little Mix é um grupo de garotas britânicas, formado em 2011 por meio do reality show musical The X Factor, do qual foram vencedoras. Suas integrantes são Jade Thirlwall, Jesy Nelson, Leigh-Anne Pinnock e Perrie Edwards.

 

2011

Jade, Jesy, Leigh-Anne e Perrie não conseguiram passar da primeira fase do bootcamp, então os juízes decidiram dar uma chance a elas na categoria de Grupo. Perrie e Jesy foram colocadas em um grupo chamado Faux Pas, e Jade e Leigh-Anne em um grupo chamado Orion no X-factor. Os grupos foram separados por dois estados e depois foram retirados dois membros de cada grupo para formar a Rhythmix.

Ao passar pela etapa da casa dos Juízes cantando “Big Girls Don’t Cry”, o grupo foi orientado pela Tulisa Contostavlos, que seria sua mentora. Por conta de uma disputa com a instituição de caridade de crianças em Brighton, o grupo resolveu mudar de nome e em 28 de Outubro 2011 o grupo anunciou que se chamaria Little Mix.
Em 20 de novembro, Little Mix se tornou o primeiro grupo feminino a passar para etapa de shows ao vivo e em 11 de Dezembro elas foram anunciadas como vencedores da edição com o cover de “Cannonball” de Damien Rie. O primeiro single chamado “Cannonball” lançado para o natal vendeu 210,000 cópias na primeira semana e continuou nos charts por 19 semanas.

A história do grupo foi mostrada na ITV2 no dia 17 de dezembro.

 

2012

No começo do ano de 2012, Little Mix iniciou suas apresentações na ‘X-factour tour’ se apresentando em vários lugares importantes, como a Echo arena em Liverpool.

A banda também foi recrutada pela empresa de chocolates ‘M&M’ para lançar uma edição limitada para comemoração do Jubileu da Rainha.

No dia 30 de Maio, o quarteto anunciou que o seu primeiro single se chamaria “Wings” e a primeira apresentação do single foi dia 01 de julho no festival da T4, um evento na praia. No dia 25 de julho, Little Mix liberou o primeiro clipe oficial da banda e o single que chegou a ficar em primeiro lugar nos charts. O segundo 1° lugar que a banda obteve.

Em 31 de Maio de 2012, foi anunciado que elas iriam lançar uma autobiografia, que foi lançada dia 31 de Agosto intitulado Ready to Fly.

Dia 01 de outubro Little Mix anunciou o 2° single intitulado “DNA”, com batidas fortes e mostrando um lado totalmente diferente de Wings. Dia 19 de outubro lançaram o clipe; e obtiveram o 3° lugar no chart oficial.

No dia 27 de outubro desembarcaram no aeroporto de Sydney, Austrália, para a divulgação do cd e single ‘DNA’. A rápida passagem pelo pais proporcionou a participação das meninas em diversas rádios e programas, incluindo o The X-Factor Australiano. A visita ao país chegou ao fim no dia 04 de novembro.

A tempo para o natal no dia 14 de novembro a girlband anunciou o lançamento de suas bonecas e a linha de roupas para crianças de 7-13 anos.

Dia 19 de novembro foi lançado o tão esperado CD, ‘DNA’.

No final do ano, Perrie Edwards teve uma inflamação nas amídalas, tendo que ser submetida a cirurgia, se ausentando de algumas apresentações com a banda.

 

2013

Dia 31 de janeiro, foi lançado o clipe do single “Change your life” e dia 03 de fevereiro foi liberado no iTunes atingindo ótimas posições.

No dia 28 de janeiro começou a “DNA Tour” primeira turnê do grupo que passou pelo Reino Unido e Irlanda. As garotas cantaram músicas de seu primeiro álbum e também alguns covers feitos no X-Factor. A turnê foi um sucesso, conseguindo elogios de jornais e críticos.

Setlist da “DNA Tour”

  1. We Are Who We Are
  2. Stereo Soldier
  3. SuperBass (Nicky Minaj cover)
  4. Love Drunk
  5. Always Be Together
  6. Wings
  7. How Ya Doin
  8. Going Nowhere
  9. Who’s Loving You (intro to Hold On -En Vogue cover)
  10. No Scrubs (TLC cover)
  11. Bootylicious ( Destiny’s Child cover)
  12. Turn Your Face
  13. Red Planet
  14. Madhouse
  15. E.T. (Katy Perry cover)
  16. Make You Believe
  17. DNA
  18. Change Your Life
  19. Wings ( apresentação dos dançarinos)

Em Março, Little Mix anunciou que a faixa “How Ya Doin’?” seria lançada como o 4° single do álbum e contaria com uma nova versão da música.
No dia 27 de Março foi lançada na “Capital FM” a nova versão de “How Ya Doin’?” que contava com a participação da grande rapper Missy Elliott.
O vídeo para a música foi lançado no dia 4 de abril, com um cenário bastante diferente, e uma inspiração no vídeo de “Bootylicious” das Destiny’s Child.


Turnê promocional nos Estados Unidos
No dia 15 de março, as garotas foram para os Estados Unidos promover seu álbum DNA, que foi lançado no final do mês de maio no país. A intenção era mostrar ao público norte-americano um pouco de seu trabalho e conquistar mais fãs.

No dia 10 de junho, as garotas bateram o recorde da girlband Spice Girls nos Estados Unidos, ao estrear na Billboard (um dos charts de música mais famosos do mundo) na quarta posição. O primeiro cd da Spice Girls, lançado em 1996, estreou em sexto lugar.
No dia 21 de junho, as garotas informaram em seu Twitter que já estavam trabalhando em seu segundo álbum de estúdio.

Em setembro, boatos sobre o novo single da Little Mix começaram a surgir na internet, até que no dia 23 de setembro a música “Move” foi anunciada como primeiro single do segundo álbum de estúdio das garotas, além disso, as garotas lançaram a sua primeira linha de maquiagem através da marca Collection. No dia 4 de outubro, o grupo postou um vídeo no Youtube anunciado que seu segundo cd se chamaria “Salute”.  O single “Move” foi lançado oficialmente no dia 3 de novembro e alcançou a 1º posição no iTunes de vários países da Europa, além disso ficou em 3º lugar no UK Singles Chart e em 5º no Irish Singles Chart. O clipe foi lançado no dia 25 de outubro. O álbum foi lançado oficialmente no Reino Unido no dia 11 de novembro. No dia 18 de dezembro, o clipe de “Little Me”, segundo single do grupo, foi lançado.

O cd “Salute” foi bem recebido pela crítica que disse notar uma evolução sonora da Little Mix, onde exploraram mais seus vocais e trouxeram um som mais maduro com sua mistura de Pop e R&B. O site Digital Spy deu 5 de 5 estrelas para o álbum. Pelo jornal The Guardian o grupo atingiu uma nota 8.2 de 10 e a revista Spin colocou “Salute” na lista dos 20 melhores álbuns pop de 2013.

No fim do ano, a cantora Demi Lovato informou que a Little Mix seria uma de suas atrações de abertura na The Neon Lights Tour.

No dia 2 de dezembro, a segunda turnê do grupo intitulada “The Salute Tour” foi anunciada. As vendas na Inglaterra e Irlanda se iniciaram no dia 6 do mesmo mês.

2014

No dia 16 de janeiro as garotas informaram em seu Twitter que gravariam um single de caridade para a Sports Relief. No dia 20 de janeiro “Word Up!” tocou na BBC Radio 1. A capa do single foi lançada no dia 24 de janeiro.

No dia 4 de fevereiro, o álbum “Salute” foi lançado nos Estados Unidos e alcançou o primeiro lugar no iTunes. Após sua primeira semana de vendas, o cd entrou no Top 10 da Billboard 200, ficando em 6º lugar. Neste mesmo mês as meninas iniciaram a gravação do videoclipe de “Word Up!”

Do dia 9 de fevereiro a 20 de março, Little Mix foi uma das atrações de abertura da The Neon Lights Tour da cantora Demi Lovato.

No dia 3 de março o clipe de “Word Up!” foi liberado no Youtube e no dia 16 do mesmo mês o single foi lançado oficialmente nos charts.

Em abril as garotas começaram a ensaiar para a sua segunda turnê, a “The Salute Tour”, que irá começar no dia 16 de maio e irá percorrer a Inglaterra e a Irlanda. Além disso, após o sucesso da passagem das garotas nos Estados Unidos em apoio a turnê de Demi Lovato, foi anunciado uma segunda parte da “The Salute Tour” no país norte-americano e também no Canadá, que se iniciará no dia 10 de setembro na Flórida.

A faixa “Salute”, foi anunciada como terceiro single do grupo. O videoclipe foi lançado oficialmente no dia 2 de maio e o single no dia 1º de junho.

*Prêmios e indicações

– 2012

Glamour Women of the Year Awards – Categoria: “Banda do ano”  – Indicada

BBC Radio 1 Teen Awards – Categoria: “Melhor grupo britânico” – Indicada

National Reality TV Awards – Categoria: “Melhor apresentação” – Indicada

National Television Awards – Categoria: “Melhor talento de um programa de TV” (X-Factor 2011) – Venceu 

South Tyneside’s Proud Awards – Categoria: “Orgulho da cidade de South Tyneside” – Venceu

Nickelodeon Kids’ Choice Awards – Categoria: “Banda favorita do Reino Unido” – Indicada

Nickelodeon Kids’ Choice Awards – Categoria: “Melhor novo artista do Reino Unido” – Indicada

Music Eyz Awards – Categoria: “Melhor apresentação ao vivo” – Indicada

Music Eyz Awards – Categoria: “Melhor banda pop” – Indicada

Music Eyz Awards – Categoria: “Melhor single pop” (Wings) – Indicada

Music Eyz Awards – Categoria: “Melhor novo artista” – Venceu

4Music Video Honours – Categoria: “Melhor revelação” – Indicada

4Music Video Honours – Categoria: “Melhor grupo” – Indicada

– 2013

Best of 2013 Awards – Categoria: “Melhor Girlband” – Venceu

Nickelodeon Kids’ Choice Awards – Categoria “Banda favorita do Reino Unido” – Indicada

Virgin Media Awards – Categoria: “Melhor grupo” – Indicada

MTV’S Hottest Summer Superstar – Categoria: “Celebridade mais quente do verão” – Indicada

Cosmopolitan Ultimate Women Awards – Categoria: “Melhor talento do Reino Unido exportado para o mundo” – Venceu

The Sun Bizarre Readers Awards – Categoria: “Melhor Girlband” – Venceu

Popcrush Music Awards – Categoria: “Melhor novo artista” – Venceu

– 2014

Glamour Women of the Year Awards – Categoria: “Banda do ano” – Pendente

Nickelodeon Kids’ Choice Awards – Categoria: “Banda favorita do Reino Unido” – Indicada

World Music Awards – Categoria: “Melhor música” (Move) – Pendente

World Music Awards – Categoria: “Melhor álbum” (Salute) – Pendente

World Music Awards – Categoria: “Melhor apresentação ao vivo” – Pendente

World Music Awards – Categoria: “Melhor grupo” – Pendente

Japan Gold Disc Awards – Categoria: “Melhores 3 novos artistas” – Venceu

Japan Gold Disc Awards – Categoria: “Melhor novo artista internacional” – Venceu

Radio Disney Music Awards – Categoria: “Melhor música para dançar” (Wings) – Indicada

Vevo Certified Awards – Certificado da Vevo para artistas que atingem mais de 100 milhões de acessos, contabilizando acessos do Youtube e do site da Vevo – Pendente

Shorty Awards – Melhor artista de UK nas redes sociais – Indicada

*Rankings, recordes e curiosidades

– Em 2012, Little Mix ficou em 14º no ranking da MTV de “Celebridades mais quentes do verão”. E em 10º na lista da MTV Stars.

– Em 2014, Little Mix ficou em 39º na Billboard’s Social 50 Artists of the Year, ranking feito com os artistas mais populares e que mais interagem com os fãs nas redes sociais.

– Em 2014, ficaram em 2º lugar na POP Powerlist 2014 em uma lista com as 10 celebridades mais poderosas do Reino Unido.

– Em 2012, o álbum DNA debutou em 4º lugar na Billboard 200, quebrando o recorde que anteriormente pertencia as Spice Girls como o grupo feminino de UK que teve seu cd de estreia em melhor posição na Billboard norte-americana. Isso fez com que a Little Mix fosse também a primeira girlband desde The Pussycat Dolls em 2005, a colocar um álbum de estreia no top 5 da Billboard.

– “Wings” vendeu mais de 107 mil cópias no Reino Unido só na sua primeira semana.

– “Wings” foi o primeiro single de um grupo feminino britânico a alcançar o top 3 na Austrália desde Sugababes com o single “Push The Button” em 2005 e foi o primeiro single de uma girlband britânica a conseguir triplo certificado de platina na Austrália desde All Saints com o single “Never Ever” em 1998.

– Little Mix já vendeu mais de 3 milhões de álbuns e 5 milhões de singles ao redor do mundo.

 

 

 

Documentário da história da banda Little Mix (Legendado):

1° parte;

2° parte;

3° parte;

4° parte: